terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ainda somos o Pais do Futebol?






Essa cronica foi escrita   a  um  dois  anos atrás, reparem na data da postagem...mas continua bem atual, tanto em relação ao time do Fluminense como ao futebol brasileiro.

O jogo SantosxFlamengo está sendo elogiado por todo mundo. Realmente tendo em vista a probreza técnica  que assola os nossos jogos , me lembrei daquele velho ditado: "quem nunca come melado, quando come se lambuza".

     Ora um jogo como esse  de bonitos dribles, poucas faltas e mutio gols era comum na década 50, 60, 70 até talvez 82. Depois que perdemos aquela Copa com uma seleção que encantou o Mundo , mas não ganhou, como aconteceu com o Fluminense em 2008 na LA, que encantou a América do Sul, dizia eu, começou a declinar o conceito de "futebol arte" para começar a era do "futebol força", ou seja, muita marcação, muita garra, nenhum brilho técnico para se chegar à vitoria.Foi implantado um tal de "futebol de resultado" : jogue feio, faça muitas faltas, mas ganhe o jogo, porque senão eu um técnico de mierda estou desempregado...


     Ora para aqueles que curtem uma numeração no sistema tático, quando comecei a ver futebol no Maracanã em 1951, o Fluminense jogava com Castilho, Pindaro e Pinheiro, formando  o inicio do 2-3-5... sim amigos dois beques, tres halfs, e cinco na linha!!!  isto mesmo , não me enganei não  CINCO NA LINHA.  Lembrando que os 7 e 11 eram pontas, o 8 e o 10 eram meias armadores e o 9 o centro avante... então placares como 6x2, 5x4, 7x5,6x3, 8x2 eram comuns... porque os dois times se preocupavam simplesmente em  FAZER GOLS, quem fizesse mais  ganhava o jogo...simples assim!


     Voces devem ter observado a cara do Muricy,  sem entender como o Santos ganhando de 3x0 em menos de 30 minutos continuava atacando...  a vontade dele, claro, era fazer o mesmo que fazia no Fluminense quando o time fazia 1x0, ou seja, colocar mais um volante, pedir para os ATACANTES ajudarem na defesa, os beques darem chutão para frente, simular contusões, goleiro fazer cera, enfim o anti espetaculo para garantir a vitoria... 


    Mas como, com o Santos jogando em casa, com o apoio da torcida  com o "moleque atrevido" driblando bonito e querendo fazer mais gols, que aliás era o que todos os que viam o jogo e que não eram flamenguistas  queriam, repito como mandar este time que joga bonito, pra frente, com um futebol audacioso , para os tempos atuais, jogar na defesa e dar bicão pra frente, ainda mais com a defesa fraca que o santos tem??? só se substituisse o NEYMAR... acredito até que  ele pensou nesta hipotese, e na ansiedade entre  a diferença do time do Santos jogar há mais de 2 anos e a sua filosofia retranqueira de jogo, deve ter chegado proximo ao infarto...

    Meus amigos, eu estava no maraca quando o PELÉ fez um gol no qual driblou , desde o meio de campo, CINCO jogadores do Fluminense, inclusive Pinheiro e Castilho, num jogo em que o Santos ganhou por 5x1. A torcida do Fluminense, eram outros tempos de futebol, se levantou e aplaudiu  a jogada linda do Rei do Futebol.  Por causa deste gol ele ganhou uma placa no Maracanã, dai surgindo o famoso bordão "gol de placa" quando se faz um golaaaaaço....


   Bom , agora, foi proposto uma placa para o Neymar por causa do gol que ele fez contra o Flamengo, em que o zagueiro Angelim, não entendeu a movimentação linda do Neymar e levou a seguir um drible da vaca e levantou as mãos para o Céu como a dizer ai Jesus como  paro este moleque...kkkkkkkk


 Mas eu sai tergiversando ( ai quanto tempo  kkkk) e não falei nada sobre o titulo. Sim  porque de uns tempos para cá sempre digo ao meu filho quando vejo jogos e resultados pifios, tanto de times como da nossa outrora festejada seleção, que o Brasil atualmente não é mais o Pais do Futebol e sim  o Pais do Volei pois fomos Campeões Olimpicos ( que o Brasil nunca foi no futebol) e já ganhamos  9  Campeonatos Mundiais e inumeros vices desde que BERNADINHO assumiu a direção do Volei. Esta se não me engano é a terceira geração de volei do Brasil que continua como PRIMEIRO DO RANKING e sendo admirado , respeitado e copiado pelos adversarios.



  Jogos como este jogo do Santos eu via TODO DOMINGO... sei que nem todos tiveram a oportunidade de ver Castilho, Didi, Samarone, Gerson,Rivelino, Romerito, Branco ( ai meus Deus LATERAL ESQUERDO!!!), Cafuringa,Denilson, Robson, Orlando Pingo de Ouro, Lula, Pintinho ( que jogador habilidoso),Cleber , Delei, Flavio e até
o gringo Doval,Marinho ( o Bruxa) enfim só estou citando jogadores do Fluminense para não citar dos outros times....


     È por isso, querida Crys, Leo e jovem Digo, que hoje em dia depois de ter visto estes jogadores jogando e ter que assistir Mariano, Carlinhos, LE, GUM,  MARQUINHO (rs), Berna e outras  UNANIMIDADES é que para não ter um  ataque de coração, prefiro ter um ataque de risos quando eles se atrapalham com a bola... deve ser por que ela é redonda e escorregadia..... risos



     Não sei se devido a idade ter me tornado mais tolerante, ou seja por que como dizem os catedraticos estamos na "entresafra" do futebol, não os julgo com tanta ardor e ódio, pois sei que os coitados estão ali para ganharem um dinheiro , é a profissão deles, nem os considero mercenários, só que coitado eles PENSAM que sabem jogar futebol, que são CRAQUES...hahahaha  para mim são  TODOS uns perna de paus, com raras excessões como Neymar, Fred, Roger,Conca, Montillo, Pet (ex),Ganso e poucos outros que tem habilidade, sabem driblar, tem visão de jogo, sabem fazer lançamentos...



    Então fico num dilema ver e torcer pelo Fluminense  ou  não ver e ficar ansioso querendo saber do resultado??  Pois esta paixão pelo  Fluminense vem de longe e não consigo sufocar assim de repente dentro do meu peito... Então TORÇO pela Camisa Mais Linda do Mundo!!!  e mesmo xingando o Marquinho VIBRO quando ele faz um gol porque ele fez o gol para o FLUMINENSE. Ele é esforçado, raçudo, faz o que o treinador manda ele fazer taticamente, e infelizmente sei que  ele dá o máximo de si...mas  dirão vcs não sabe passar, não sabe chutar, não sabe driblar... e quem sabe fazer isto no atual time do Fluminense : Mariano o burro veloz?  Diguinho o notivago?? Diogo o nosso melhor cão de guarda??



Aliás já vi piores, me lembro de alguns Tuta, Alfinete, Barata, Carlinhos Itaberá  (  hahahaha)...chega  né? vcs devem lembrar de outros...kkk



E antes que pensem que eu sou um acomodado, que não gosta de um BOM time de futebol, que não quero ser campeão... os que estavam comigo no inesquecivel dia 05 de dezembro de 2010 sabem que não é verdade... apenas  protejo a minha saude e procuro ver de uma maneira mais amena...


P.S. por isso hoje vou me preservar e não vou escalar o Everest, ops, o Engenhão, que o Marquinho num acesso de sinceridade falou e foi execrado por todos...  coitado  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



2 comentários: