terça-feira, 8 de outubro de 2013

Gol de Barriga

                                                GOL       DE       BARRIGA


Corria   o ano de 1995.    Nesse  ano o Flamengo  completava  o seu  Centenário  e  no intuito de ganhar  o Campeonato  Carioca, que na  época ainda tinha  um grande  apelo popular e  era  um Título  disputadíssimo, reforçou  o time  com o que na  época,ficou conhecido como   o ataque  dos  sonhos: Romário,Edmundo   e   Sávio.

Meu  filho,então  com 9 anos, insatisfeito por que  ainda não  tinha visto  o Fluminense  ser   Campeão,   e  os  amigos  da Escola  o sacaneavam por  isso, pensava  em  mudar  de time...

Chegou a partida  final e  o   empate dava   o  Título  para o   Flamengo,  que  era considerado o  favorito por  contar  com Romário,na época,o melhor do   Mundo.

Na  presença de    mais  de  120.000  torcedores  o Fluminense  marcou  o primeiro  gol com Renato  Gaúcho    e  o segundo   com  Leonardo    .  Ai  então o Flamengo  se lançou   ao ataque  desesperadamente   pois  estava perdendo o   Titulo...  conseguiram  através  de Romário    e  do   Fabinho empatar     a  partida.

A  torcida  do Flamengo ficou  uns    10 minutos   gritando   È  Campeão,  quando  aos  42  minutos do segundo tempo o  Ailton recebe  uma  bola  pela  direita, dribla  o  seu  marcador  por  duas  vezes  e arremata  ao gol.   A  bola não foi na direção do  gol,  mas  na sua  trajetória bateu  na barriga  de  Renato Gaúcho  e  foi  morrer mansamente  no fundo do gol...

Explosão tricolor em  campo   e  na  arquibancada comemorando    já o  Título de Campeão Carioca  no Ano do Centenário  do  nosso    rival.   Hilária   a cara  de pastel dos  torcedores  adversários...

Depois  dessa  Vitória    meu filho    Alexandre não titubeou mais, tornando-se mais  um  torcedor do time da  Camisa Mais  Bonita do Mundo  e  vibrando muito com cada Titulo conquistado,principalmente  nos   Brasileiros  de  2010  e  2012. Ontem   ele  me  disse: pai  você tinha escolhido o Fluminense  para  mim,mas  a partir  do gol do  Renato me tornei  Fluminense por   minha  própria  convicção.

Hoje  conversando  com  minha   amiga  Torcedora    Tricolor   de Santa Catarina, ela  me disse  a mesma  coisa ,ou  seja,  que ela  se  tornou uma torcedora apaixonada  pelo Fluminense  após  o gol de barriga e  que por isso  ela é admiradora  do Renato Gaúcho.

Vejam  então a coincidência meu  filho e ela  que têm  a  mesma idade se  aprofundaram  mais  no amor  ao   Fluminense depois  do  famoso    Fla x  Flu   de  1995.  Assim  como  eles imagino   que milhares de  garotos passaram  a  solidificar   o   amor  ao Tricolor  após  essa  sensacional vitória.  Ao  mesmo  tempo em que  tirávamos   o Titulo do  Centenário deles   ainda aumentávamos a  nossa Torcida... muito  bom     né    tricolores??    Será  que algum dia  Alexandre  e   TT   assistirão um jogo  juntos  no Novo Maraca?

Um grande time e títulos   aumentam a  torcida   de  maneira significativa. Já passamos  perto de dois Titulos  Internacionais,por  isso  acredito  que ainda  conseguiremos  esse  ano irmos para   a Libertadores   , e depois  de armar um bom time, finalmente conquistarmos  a  Libertadores.

Esacalação:

Escalações:
Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho, depois Ézio; Renato Gaúcho e Leonardo, depois Cadu. Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Roger, Marcos Adriano, depois Rodrigo, Gelson, Jorge Luís e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William, depois Mazinho; Romário e Sávio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Vejam  o  vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=51OKAsUs8f4


Saudações    Tricolores



9 comentários:

  1. Nelson, assim você vai me fazer chorar ...

    Meu Pai é Tricolor, mas nunca me influenciou, ele sempre disse siga seu coração...
    Então, meu pai estava na sala assistindo ao jogo FlaxFlu ,eis que eu aos 9 anos estava ali,
    Não me lembro muito jogo, mas lembro de um sentimento estranho... Lembro de dizer pai que camisa linda... Daí meu coração batia freneticamente, minhas mãos suavam e torcendo feito uma louca ouvindo a torcida do Flamengo gritando é campeão... Eu dizia não... não é ... E o Renato Gaucho foi lá e fez o famoso gol de Barriga... Naquela hora meu coração, minha alma era Tricolor e eu respirava Fluminense ...
    Fluminense de 95 ....Uma paixão correspondida!
    No outro dia chego da escola, meu pai esperando com a camisa 7 do Renato Gaúcho pra minha felicidade completa rs Lembro que enquanto minhas amigas brincavam de bonecas eu falava de Fluminense hahahaha... E meu pai hoje diz ela é uma torcedora muito fanática, é doente... E eu respondo assim... Isso É Fluminense! rs
    Sobre assistir ao jogo com Alexandre, quem sabe um dia néh?
    Obrigada pelo Carinho !!!!
    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcedora Tricolor que bom que o meu texto te emocionou. Esse jogo emocionou todo mundo...rs

      Vence o Fluminense!!

      ST!!

      Excluir
  2. Bela história, mais eu influencio sim, aqui em casa, se ñ for tricolor de <3 pode se mandar kkkkkkkkkkk Brincando mais que faço pressão isso faço, vide o Bernardo,nem tinha nascido e já vestiu a camisa tricolor de coração. Esse é meu garoto. Valeu Nelson pela bela historia. S tc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Arlinei eu pressionei ele desde pequeno...mas a explosão do coração foi nesse jogo!!!

      ST!!

      Excluir
  3. O mesmo ocorreu com o Duda, Nelson. ele já era tricolor por causa do avô, do pai e de mim, mas aquele jogo o enfeitiçou de vez. Quando o peguntei agora sobre isso, ele simplesmente cantou: "Pior ataque do mundo, pior ataque do mundo,pare um pouqunho, descanse um pouquinho, Sávio, Romário, Edmundo" rsrsrsrs

    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha isso mesmo Lilian!! Foi o jogo do centenario, do ataque dos sonhos,,,,foi sensacional.

      ST

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Neste ano eu já entendia um pouco de futebol, já havia visto o Brasil ser campeão do Mundo em 94 e me apaixonei de vez pelo esporte, no qual sempre gostei de jogar!! Tinha simpatia pelo Fluminense por influência do meu pai - claro - e pelas histórias que me contava!! Mas, poderia ter me tornado Flamenguista, talvez, se o Flu perdesse aquela final, ou poderia torcer pelo Botafogo que ganhou o Brasileiro daquele ano, aliás que pena o Alê ter jogado contra o Santos no jogo de volta, lembram disso??

    Mas naquele dia, naquele momento, naquele gol antológico de BARRIGA, aos 42 minutos do segundo tempo e com jogador a menos, ainda depois o Ronald seria expulso numa "bela" entrada de carrinho na canela do jogador adversário...... Nascia ali, a paixão pelo time de guerreiros!!!!

    E a maior prova de amor foi ver o Fluminense cair por 3 vezes seguidas nos anos consecutivos, ir a praticamente todos os jogos na Terceira divisão, até debaixo de chuva na geral!!! E jamais desistir que um dia aquele time de guerreiros e vencedores iria voltar. E voltou!!!! Tenho tatuado no braço, uma bandeira daquelas que a Legião usava muito, e com os dizeres "Time de Guerreiros", fiz após a arrancada de 2009 e o título de 2010!!! Com certeza essa época muitos se tornaram Guerreiros como em 95!!!

    Agradeço ao meu Pai Nelson D'Elia, ao Aílton, ao Renato Gaúcho e sua barriga, ao papai Joel, técnico do título, e a todo o time que ganhou aquele campeonato Carioca no centenário dos urubus e me fizeram acreditar sempre nesse clube!!!!

    Verde - Esperança
    Branco - Paz e Harmonia
    Grená - Sangue que os Guerreiros colocam em campo

    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  6. Emocionado com as sua palavras Xande, meu companheiro daquele dias de terceira divisão, só posso agradecer ao Renato Gaúcho por você se tornar Tricolor de Coração. Isso não tem preço...

    ResponderExcluir