domingo, 13 de abril de 2014

A sergipana radicada em Brasília, Márcia Sales Uchoa

Marcia posa com a bandeira do Fluminense: paixão onde quer que ela vá.



A nossa entrevistada  é a Márcia Sales Uchoa,57 , filha de pais piauienses, nasceu em Propriá,Sergipe, saindo de lá aos 7 meses e indo para o Rio, morando perto do Fluminense. Após se formar em Arquitetura e Urbanismo na Santa Úrsula, foi morar em Brasília em 1981.Se aposentou como Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional

Há 10 anos atua no UNACON Sindical e  atualmente é vice –presidente.


Pratica musculação, deep-water-running e corrida de rua com acompanhamento de um técnico tricolor. Adora viajar, dançar, um bom vinho e espumante.  E sempre veste a camisa do Fluzão nos dias de jogos.

.

1) Você  nasceu em uma  família tricolor?

Resp. Meu pai ao chegar ao Rio simpatizou com o Clube e tornou-se TRICOLOR. Fomos sócios do Clube, brinquei muito no parquinho com meu irmão Rubem Uchôa. Frequentei o Sorvete e o Disco Dançante. Hoje meu filho e eu somos sócios- torcedor. Meu filho nasceu com a camisa Tricolor.

2) Quando você começou a se sentir realmente apaixonada pelo Fluminense?

Resp. Quando uma criança/adolescente diz para os pais que vai estudar na casa de amiga e vai assistir treinos embaixo de chuva, isso é paixão. Em 70 na Copa fui ao apartamento do saudoso Félix levar um desenho que fiz para ele em homenagem ao título da Copa. De lá para cá a paixão só aumenta e quando dizem “ela é Fluminense roxa”, “é Tricolor doente”, corrijo: sou apaixonada, doente são os outros.

3) Cite ídolos do passado que você mais gostou.

Resp. Como adolescente, apaixonada pela beleza masculina, o goleiro Jorge Vitório – tinha uma foto dele no meu fichário. Gostava do Félix, a dupla inesquecível Washington e Assis, Renato Gaúcho (principalmente pelo inesquecível gol de barriga), Romerito... nossa, são muitos.

Marcia exibe sua carteirinha de Sócia-Futebol: alegria de contribuir com uma identidade de vida: o Fluminense.

4) Qual os jogos que mais te emocionaram?

Resp. Sem dúvida foi o Fla x FLU com o gol de barriga do Renato (assisti sozinha pela tv em Brasília). Um dos últimos que mais chorei foi FLU x LDU, estava no Maracanã. A torcida deu um show e só em falar fico toda arrepiada.


5) Como você comemorou os Títulos de 2010 e 2012?  Teve carreata?

Resp. Em 2010  no  Engenhão e na volta dentro de uma van que não conseguia atravessar o Rio face a chuva. Em 2012 no Camarote Tricolor  antecipadamente, em Brasília e depois no Rio, jogo da final. Em Brasília fizemos nossa carreta.


6) Você costuma assistir jogos  do FLU aqui no Maracanã?

Resp. Sempre que posso vou assistir jogos no Rio. Já saí da praia com um sol lindo, sendo motivos de brincadeiras de amigos para assistir jogo do FLU em Moça Bonita. Fui sozinha encontrar  com uma galera no Maracanã para irmos de van. Retornei de Bangu com dois tricolores de Brasília debaixo de chuva.

Marcia, no Engenhão: ir ao jogos do Tricolor é tudo de bom! 


7) Existe algum POINT tricolor onde vocês  assistam jogos ai em Brasília?

Resp. Em Brasília conheço 2 points: Camarote Tricolor (CLS 311), o qual contribuo mensalmente e participamos de sorteios com brindes, e temos algumas vantagens (descontos em curso, na Só Tricolor e outros estabelecimentos), e o Bom Tempero (714N) que já fui 3 vezes, um grupo bastante animado.


8) Como surgiu o movimento para o Fluminense fazer jogos em Brasília ?

Resp. Na verdade não sei exatamente. Ser torcedor e morar longe da Cidade de seu time é complicado. Sai caro. A torcida Tricolor de Brasília abraça facilmente qualquer movimento bem encabeçado.

Carreata na capital brasileira: Tricolor em toda terra!


9)  Existe alguma torcida organizada em Brasília?

Resp. Existem várias: Young, FLU-Beer.



10) O que você espera do Fluminense no Brasileiro de 2014 e na Copa do Brasil?

Resp. Profissionalismo! Garra e força dois ingredientes que faltam no time, respeito à Torcida, e uma bela resposta às outras torcidas com as conquistas desses 2 títulos.


11) Qual a sua opinião sobre o CONCA  e  o FRED?

Resp. Conca é unanimidade, gênio, esforçado e está sempre longe dos “holofotes”. Confesso que achava que ele estaria com futebol abaixo de quando foi para o exterior. Ledo engano, ele melhorou e o FLU piorou. Fred ídolo, querido e desejado pela Torcida feminina volta-e-meio na mídia seja por situações criadas por outras torcidas, torcedores. Fred parece ter certa dificuldade de entender essa “paixão enlouquecida” de torcedor. Todos sabem que o Fred pode se dar mais e algumas vezes há o sentimento da torcida de que ele se poupa para a Seleção, aí a cobrança aumenta. O recente manifesto do FRED teve um ponto positivo para o time, desfocou a atenção, a pressão à equipe.



12) O que você achou dessa última   "disputa"   entre Fluminense e Unimed?

Resp. Um desrespeito aos Torcedores que compram e usam a camisa Tricolor com a propaganda da Unimed. Ninguém gosta de brigas, de lavação de roupas. Quando criança, só presenciei uma discussão de meu pai com minha mãe, havia respeito. Hoje quem grita mais, é mais forte, o desrespeito e a disputa gerou intranquilidade no time e na torcida. A imprensa surfou com as declarações, aumentando a crise e irritando o torcedor. Resumidamente: muito feio as declarações do Titio Celso Barros.


Marcia, com o filho, prestigiando o lançamento do livro "Pagar o quê?" ao lado de dois dos autores: Andel (esq) e Garcez.


13) Conte como foi o evento do João Garcez e Paulo Roberto Andel  lançando o livro   PAGAR O QUÊ  ai em Brasília.


Resp. O evento foi muito bom. Aconteceu no Bar Estação 102, o proprietário, Marconi, é Tricolor, gostou da idéia e cedeu o espaço. O clima foi de alegria, descontração, com encontro de amigos, de conhecidos do facebook com bebida e aperitivos. Para mim, foi uma grande oportunidade porque não conhecia pessoalmente o Paulo e o Garcez, apenas interagia por mensagens. A Cidade tem uma grande torcida e quando acontecem esses eventos todos  participam. Posso citar pessoas que já moraram em Brasília e contribuíram financeiramente para a vinda dos dois. Outros que viajaram e também participaram financeiramente. Foi realizada  uma gravação que pode mostrar mais um pouco da alegria dos torcedores e o sucesso do evento.


14) Deixe uma mensagem para a torcida tricolor em todo o Brasil.

Marcia pede à galera: "Vem pro jogo, jogue junto!"

Resp. Queridos TRICOLORES nós somos a torcida mais criativa do Brasil na execução de mosaicos nos estádios. Gostaria muito que NOSSA TORCIDA blindasse nosso time no campo, incentivando, gritando, cantando até o último segundo. Temos que somar, juntar forças. “Vem pro jogo, jogue junto”.

À TORCIDA TRICOLOR em Brasília gostaria de assistir uma grande nuvem branca na Cidade se acontecer o clássico. Vamos juntos fazer a festa!


Beijos no coração e ST!

8 comentários:

  1. Chefinha querida sempre devota pelo seu Tricolor FLU FLU , rsrsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amor incondicional pelo fluminense...parabéns. Por mais amor que tenho pelo são Paulo não é igual ao seu. ..mais torso pelo fluminense..tenho muitos amigos tricolores e o namorado também.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você torce pelo Fluminense! ST!!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos Tricolores, recentemente enviei uma mensagem a Diretoria do Fluminense explicando o quanto é importante uma partida do tricolor em Brasília. A nossa cidade sempre marcou presença maciça nos jogos na capital. Convoco os amigos tricolores a elaborar um manifesto para que isso aconteça. A Diretoria do Fluminense informou que irá estudar uma estratégia para que o Flu tenha um jogo em Brasília. Sugiro que convoquemos um jogo para Brasília com direito a presença da torcida do Flu em Goiânia. ST.

    ResponderExcluir
  5. Concordo Renato Alves e talvez o Fluminense jogue em Brasilia contra o Flamengo. Será a oportunidade de vocês lotarem a nossa parte com as nossas lindas camisas!!! ST!!

    ResponderExcluir